Tuesday, March 24, 2009

Um pouco do que às vezes me passa pela cabeça

Desde sempre ouvi as pessoas dissertarem sobre a influência do Sol sobre o ser humano. Mas a verdade é que crescer num país onde o Sol brilha a maioria dos dias fez com que nunca percebesse realmente o problema. Porque realmente é muito difícil imaginar uma situação tão diferente da nossa... especialmente quando se fala da ausência do Sol... É quase como imagiunar a vida sem oxigénio! Conseguem? Eu não...
Mas, a vida dá muitas voltas e aquilo que deveria ter sido um estágio de 4 meses na Bélgica acabou por se transformar num período mais longo. E hoje percebo perfeitamente todas essas histórias de depressões e esgotamentos tão mais frequentes nos países nórdicos. No entanto, não compreendo os suicídios! Custa muito, não vou mentir. Há dias em que só me apetece comprar um bilhete só de ida para Portugal; em que penso "o que raio estou eu aqui a fazer??". No entanto, continuo a achar que a experiência têm um balanço positivo! Mais ainda, tenho a certeza de vir a sentir saudades da minha vida por estes lados quando/se me for embora (claro que não vou sentir falta do tempo...).
Antes que se interroguem, eu respondo: Não é só do Sol que sinto saudades, não é só por ele que de quando em vez me dá uma vontade enorme de voltar. Mas isso são outras histórias ;)

Um dia, quando for Grandi, rir-me-ei provavelmente destas frases.... É a vida!

1 comment:

Carvalhão said...

A Vida tem fases boas e fases más. Infelizmente temos uns defeitos de construção no nosso cérebro que não nos permite avaliar as coisas sem um termo de comparação, pelo que não faz sentido falar de uma fase boa sem nos remetermos a uma fase má. E vice-versa.
Mas a realidade é que eventualmente a seguir a uma fase má vem uma boa. Quanto mais não seja porque se a fase má durar muito tempo, ajustamos as nossas expectativas e começamos a valorizar as pequenas coisas que geralmente não reparamos mas são tão importantes. E o que é a nossa Vida senão uma colecção de pequenas coisas.
Por muito complicada que esta fase possa ser, ela vai passar. E nessa altura vais olhar para trás e achar que as coisas até correram como tinham que correr. Não precisas de crescer para isso. :)